Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Programa de Trabalho COSME 2018 | Conheça as próximas oportunidades de participação

 

​Com um orçamento de 319 milhões de euros, o Programa de Trabalho do COSME 2018 está alinhado com as prioridades definidas na Estratégia do Mercado Único, bem como com a Estratégia da Política Industrial adotada em setembro 2017.

Conheça algumas iniciativas previstas para o próximo ano no âmbito do COSME em que poderá participar:

Acesso aos mercados dentro e fora da UE

Corresponde aproximadamente a 20% do orçamento para 2018, destacando-se a Enterprise Europe Network, a maior rede Europeia de serviços de proximidade às empresas. As compras públicas e a propriedade intelectual são também áreas-chave do Mercado Único. A Comissão irá lançar uma nova ação para estimular a procura de inovação por parte dos organismos públicos e promover a maior participação das PME e irá ainda renovar os Intelectual Property (IP) SME Helpdesks.

Condições-quadro para as empresas

Monitorização do Small Business Act (SBA) e acompanhamento das iniciativas Start-up & Scale-up; Apoio ao desenvolvimento de clusters de dimensão mundial na UE, promovendo a excelência, a internacionalização e a cooperação intersectorial através do European Cluster Excellence Programme e a European Cluster Collaboration Platform; Lançamento de ações para a modernização da indústria, incluindo uma nova ação ligada às oportunidades da Inteligência Artificial para as PME e a iniciativa Light Industries Innovation and Technology Project que visa reforçar a competitividade das PME europeias ativas nas 'light industries', nomeadamente nos setores têxtil, vestuário, calçado e couro, através da integração de novas tecnologias, ferramentas e processos de fabricação nos seus modelos empresariais conduzindo a novos produtos ou serviços. Serão também desenvolvidas atividades específicas para o setor do Turismo, com o objectivo de aumentar o seu contributo para o crescimento económico e o emprego na Europa.

Empreendedorismo e Cultura Empresarial

Além da iniciativa Erasmus for Young Entrepreneurs, será colocada uma tónica especial no empreendedorismo social, vertente social das compras públicas, redes de inovação social e acesso ao capital de risco. Inclui ainda uma ação de formação sobre empreendedorismo destinada aos professores do ensino superior.

O IAPMEI é o Delegado Nacional no Comité COSME e assiste a Comissão Europeia relativamente a este Programa, cuja gestão, excluindo o acesso ao financiamento, foi atribuída à Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME).

Saiba mais sobre o Programa de Trabalho do COSME 2018.

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site