Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Luta contra a criminalidade: Comissão lança consulta pública sobre criminalidade ambiental

 

 

A Comissão lança hoje uma consulta pública sobre a criminalidade ambiental. Os resultados desta consulta pública serão tidos em conta na revisão das regras da UE aplicáveis à criminalidade ambiental. A Diretiva Criminalidade Ambiental requer que os Estados-Membros tratem como infrações penais as atividades que violam a legislação ambiental da UE, como é o caso da transferência ilegal de resíduos, do comércio de espécies ameaçadas ou das substâncias que empobrecem a camada de ozono.

Está prevista para o final de 2021 uma proposta legislativa de revisão da diretiva. Uma avaliação da diretiva, realizada em 2019-2020, concluiu que continua a haver margem para melhorias no que diz respeito à redução da criminalidade ambiental e à repressão dos infratores.

A revisão aborda estas questões, fazendo uso da competência reforçada da UE no domínio do direito penal ao abrigo do Tratado de Lisboa, bem como assegurando uma melhor coordenação das regras com outras iniciativas no domínio ecológico. A consulta pública reunirá os pontos de vista de um vasto leque de partes interessadas com interesse e conhecimentos nesta matéria, como o público em geral, académicos, empresas e ONG. A consulta pública está aberta até dia 4 de maio de 2021.

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site