Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Foi criado o Fundo EIC

 


O Fundo EIC (Conselho Europeu de Inovação), que financiará de 0,5 a 15 milhões de euros para empresas inovadoras selecionadas para apoio financeiro misto (blended finance) do EIC Accelerator, tornou-se uma entidade oficial.

É a primeira vez que a Comissão Europeia realiza investimentos diretos com capital de risco em empresas, com participações societárias entre 10% a 25%. O Banco Europeu de Investimento, como consultor do Fundo EIC em representação da Comissão Europeia, administrará as participações da Comissão Europeia.

O Fundo EIC preenche a lacuna de financiamento na fase de arranque em que o mercado de capital de risco da UE apresenta um desempenho inferior relativamente ao mercado global de capital de risco.

Desde o início da fase piloto do EIC Accelerator em 2019, um total de 102 startups e PMEs em todos os setores intensivos em tecnologia (saúde, digital, energia, etc.) foram pré-selecionadas para um financiamento total de quase 400 milhões de Euros. Outras empresas serão pré-selecionadas pelo EIC Accelerator Pilot na cut-off de novembro. As empresas são submetidas à devida diligência (due diligence) pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), que atua como consultor de investimentos do Fundo EIC.

A partir de 2021, o Fundo EIC será financiado pelo EIC, que será estabelecido no Horizonte Europa - o Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da UE (2021-2027). Dependendo da procura e da qualidade das propostas, espera-se que pelo menos um terço do orçamento do EIC, atualmente proposto em 10 bilhões de euros, seja na forma de património gerido pelo Fundo EIC. Além disso, o Fundo EIC aumentará o financiamento para a inovação de elevado impacto, concentrando o investimento privado, co-investindo em fundos de capital de risco, bancos promocionais nacionais, fundos de risco corporativos e outros investidores privados.

Além do financiamento de capital, as empresas apoiadas pelo EIC Accelerator recebem financiamento de até 2,5 milhões Euros (Grant) e têm acesso a mentoria, serviços de coaching e organização de encontros com investidores, empresas e empreendedores.

A Enterprise Europe Network apoiará as empresas beneficiárias do EIC Accelerator na seleção dos Coaches.

 

#EENCanHelp


     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site