Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Fast Track to Innovation / Processo Acelerado para a inovação

 

Fast Track to Innovation (FTI), ou, em português, "Processo acelerado para a Inovação" é um programa de apoio à inovação totalmente "bottom-up", lançado no âmbito do Programa Horizonte 2020 e atualmente faz parte da iniciativa piloto Conselho Europeu da Inovação (EIC), lançada em 27 de outubro de 2017, como parte do programa de trabalho Horizonte 2020 para 2018-2020.

O objetivo do FTI é acelerar o processo de comercialização de produtos, serviços e processos inovadores, reduzindo o tempo entre a ideia e a entrada no mercado, aumentando a participação da indústria, das PME e de novos candidatos no Horizonte 2020 e promovendo o investimento do setor privado em investigação e inovação

O FTI co-financia atividades de inovação próximas ao mercado em qualquer área tecnológica, encorajando as abordagens multidisciplinares, no montante máximo de €3M por proposta.

As candidaturas devem ser apresentadas por consórcios compostos por três a cinco entidades provenientes de, pelo menos, três Estados-Membros ou Países Associados ao Horizonte 2020. Dentro de cada consórcio, pelo menos 60% do orçamento deve ser proveniente dos participantes da indústria, ou o consórcio deve incluir um mínimo de dois participantes da indústria em um consórcio de três ou quatro parceiros, ou três participantes da indústria em um consórcio de cinco parceiros.

O convite para apresentação de propostas foi lançado a 7 de novembro de 2017 e as propostas podem ser submetidas em qualquer altura, durante os três anos de duração do programa.

Para 2018 estão previstas três "cut-off-dates: 21 de fevereiro, 31 de maio e 23 de outubro

Para mais informação consulte:

EASME/ EIC Fast Track to Innovation (FTI)

Programa de Trabalho FTI 2018-2020

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site