Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Conselho Europeu de Inovação financia empresa portuguesa

 

Foram publicados os resultados da última cut-off do programa EIC Accelerator e as propostas vencedoras vão desde soluções inovadoras para os setores automóvel, aeroespacial e marítimo aos materiais avançados ou às tecnologias da Internet das coisas. Desta forma, o Conselho Europeu de Inovação (CEI) irá atribuir mais de 307 milhões de euros a 64 empresas em fase de arranque e PME para contribuir para os objetivos da estratégia europeia para um Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Recuperação para a Europa.

Uma empresa portuguesa ganhou financiamento. Trata-se da ECOFOOT, de Guimarães, que “desenvolveu a H2COLOR-AUX, um composto revolucionário que impede a hidrólise no processo de tingimento de têxteis, reduzindo assim consideravelmente o número de lavagens e reduzindo, consequentemente, os custos da água e da energia, os poluentes e o tempo de produção das tintas. A fase 2 do projeto de inovação irá aproximar a H2COLOR-AUX do lançamento comercial. A ECOFOOT produzirá 24 toneladas de H2COLOR-AUX para validação interna e validação da eficácia da H2COLOR-AUX com três tinturarias; duas em Portugal e uma em Itália. O projeto permitirá igualmente atividades comerciais cruciais, incluindo a execução da estratégia de propriedade intelectual e a estratégia de comunicação”.

A empresa irá agora receber os serviços de Key Account Management (KAM) disponibilizados pela EEN-PORTUGAL.

O CEI atribuiu igualmente 562 Selos de Excelência «Pacto Ecológico» a empresas em fase de arranque e PME para as ajudar a aceder a financiamentos provenientes de outras fontes, incluindo diversas empresas portuguesas.

Registou-se uma elevada procura do «financiamento misto» do CEI, que combina subvenções com investimento em capitais próprios (38 empresas, representando 182,6 milhões de euros em investimentos em capital próprio). Os investimentos em capital próprio são feitos através do fundo do CEI recentemente criado que gere participações no capital próprio em nome da Comissão Europeia. Todas as empresas selecionadas beneficiam igualmente de oportunidades exclusivas de serviços de aceleração comercial para apoiar crescimento e expansão rápidos.

 

Sobre o CEI

O CEI está atualmente numa fase-piloto de 3,3 mil milhões de euros, deverá estar em velocidade de cruzeiro em 2021, no âmbito do novo programa Horizonte Europa. Em março de 2020, a Comissão alterou o programa de trabalho do CEI de 2020, a fim de incluir um orçamento de 300 milhões de euros através do Acelerador do CEI para o financiamento de inovações geradoras de mercados que contribuem para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. O regime oferece às empresas em fase de arranque e às PME a opção de se candidatarem a subvenções ou a financiamento misto (subvenção e/ou apoio de capital próprio). Desde o início do projeto-piloto do Acelerador do CEI no outono de 2019, um total de 140 empresas em fase de arranque e PME ativas em todos os setores com utilização intensiva de tecnologia (saúde, digital, energia, etc.) foram pré-selecionadas para financiamento de capitais próprios num total superior a 500 milhões de euros. O programa de trabalho do CEI alterado introduziu também disposições especiais para apoiar as candidaturas das PME e das empresas em fase de arranque com mulheres como diretoras executivas.


Mais informações

Sítio Web do CEI

 

#EENCanHelp

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site