Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Como é que os robôs podem melhorar as vidas dos idosos europeus?

 

GrowMeUp é o nome do projecto em que Portugal – Universidade de Coimbra e a Caritas Diocesana de Coimbra- é coordenador do consorcio em que participa conjuntamente com outras Universidades e entidades europeias de Espanha, França, Suíça, Holanda e Chipre.

No projecto apresentado no âmbito do Programa H2020 – Desafios Societais –  a  questão é : Como é que os robôs podem melhorar as vidas dos idosos europeus?

"Isabel Neto, de setenta e nove anos, compartilha a sua casa com Hugo, um robô concebido para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas que vivem sozinhas.

 Como e em que medida isso é possível?

O robô de serviço foi projetado para ser autónomo e navegar em ambientes "caseiros". Consegue detectar, reconhecer e rastrear humanos e objetos.

Há dez anos, Isabel sofreu um acidente vascular cerebral. Acha que o robô pode eventualmente ser útil para ela. "Hoje em dia sinto-me mais ou menos bem; tenho todas as minhas faculdades ", explicou Maria Isabel Mendes Neto- "Mas vou envelhecer e talvez fique um pouco  senil – Poderei, por exemplo, perder os óculos, e seria bom se eu pudesse pedir ao robô para os encontrar. Isso seria realmente útil para mim ".

Desenvolvido por cientistas de um projeto de pesquisa da União Europeia, pretende-se que o robôt consiga também ouvir, ver, expressar emoções e, o mais importante, falar. "O robô é capaz de sintetizar vozes e entender palavras", afirma  Gonçalo S Martins, um Engenheiro Elétrico da Universidade de Coimbra, à Euronews. "A partir daí, somos capazes de construir diálogos adaptados ao que o usuário está a dizer a cada momento [da conversa] ".

Os investigadores  estão a trabalhar em diversas opções de usar os robôs como "vínculos entre idosos e familiares."

O projecto decorre jdesde 2015, e a terminar no inicio do próximo ano.

 Veja aqui a história de sucesso publicada pela EU:

 http://ec.europa.eu/research/infocentre/article_en.cfm?&artid=44617&caller=other

E no site do projecto : http://www.growmeup.eu/

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site