Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Chamada de propostas para têxteis com aplicações na Defesa

 

Objetivos

O equipamento do soldado precisa de permitir atividades que muitas vezes são fisicamente exigentes, trazendo proteção, consciência situacional e preservando a capacidade de ação, resistência e mobilidade. A vestimenta é parte integrante desse equipamento e deve enfrentar esse desafio. Os têxteis inteligentes e multifuncionais são uma nova geração de materiais e sistemas com propriedades multifuncionais que, pela sua capacidade de integração em uniformes, chamaram a atenção da comunidade de defesa. Têxteis inteligentes são definidos como têxteis capazes de interagir com o ambiente: eles respondem e se adaptam a um determinado estímulo. Os têxteis funcionais proporcionam uma função adicional e específica através da sua composição, construção e/ou acabamento. Normalmente, essas funções abrangem resistência mecânica aprimorada, repelência à água e/ou lama, retardamento de fogo, propriedades antibacterianas, proteção contra radiação ultravioleta, pragas ou produtos químicos, isolamento térmico, etc.

Os têxteis inteligentes e multifuncionais abrem o caminho para múltiplas possibilidades de desenvolvimento de roupas de alta tecnologia, respondendo a múltiplas necessidades numa solução elegante. Estes materiais permitem integrar diferentes componentes e dispositivos, de forma cómoda e ergonómica, disponibilizando um vasto leque de funcionalidades que podem melhorar a segurança, desempenho e bem-estar dos militares. Além disso, esses têxteis também oferecem novas oportunidades de integração com plataformas e sistemas.

É nesse sentido que surge a chamada de popostas Smart and multifunctional textiles (EDF-2022-DA-MATCOMP-SMT), do Fundo Europeu de Defesa.

Este tópico visa a integração de têxteis inteligentes e multifuncionais e outros componentes num conjunto modular e ergonómico de equipamentos adaptados para aplicações de defesa. Interfaces e protocolos padronizados são um aspeto chave para permitir a integração modular e flexível de componentes fornecendo diferentes funcionalidades.


Tipos de atividades

 

- Atividades que visam aumentar a interoperabilidade e a resiliência, incluindo produção e troca de dados seguras, dominar tecnologias críticas de defesa, fortalecer a segurança do abastecimento ou permitir a exploração efetiva de resultados para produtos e tecnologias de defesa (integração de conhecimento)

 

- Estudos, como estudos de viabilidade para explorar a viabilidade de produtos, tecnologias, processos, serviços e soluções novos ou atualizados

 

- Projeto de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível, bem como a definição das especificações técnicas sobre as quais tal projeto foi desenvolvido, incluindo testes parciais para redução de risco em ambiente industrial ou representativo

 

- Prototipagem de sistema de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível (protótipo)

 

- Teste de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível

 

- Qualificação de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível

 

- Certificação de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível

 

- Desenvolvimento de tecnologias ou ativos aumentando a eficiência em todo o ciclo de vida de produtos e tecnologias de defesa

 

Mais informações


     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site