Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Chamada de propostas do Fundo Europeu de Defesa dedicada às PMEs

 

Esta chamada de propostas - Development actions (dedicated to SMEs) through lump sum grants following the call for proposals (EDF-2022-LS-DA-SME), tem por objetivo incentivar o papel de liderança de PMEs inovadoras na transformação de tecnologia e de resultados de pesquisa em produtos de defesa, de maneira rápida e económica, possivelmente adaptando tecnologias de aplicações civis ou abordando a guerra híbrida.

As PMEs beneficiárias podem receber Business Coaching, para reduzir o tempo de trazer os resultados para a próxima fase de desenvolvimento.

Âmbito

As propostas devem abordar produtos, soluções e tecnologias de defesa inovadores, incluindo aqueles que podem melhorar a prontidão, a capacidade de desdobramento, a fiabilidade, a segurança e a sustentabilidade das forças em tarefas e missões de defesa, por exemplo, em termos de operações, equipamentos, infraestrutura, soluções energéticas, sistemas de vigilância ou soluções digitais. As propostas podem abordar qualquer assunto de interesse para a defesa.

Tipos de atividade

• Atividades que visam aumentar a interoperabilidade e a resiliência, incluindo produção e intercâmbio de dados seguros, dominar as tecnologias críticas de defesa, fortalecer a segurança do abastecimento ou permitir a exploração efetiva de resultados para produtos e tecnologias de defesa (conhecimento integrado);

• Estudos, nomeadamente de viabilidade, para explorar a viabilidade de produtos, tecnologias, processos, serviços e soluções novos ou atualizados;

• Projeto de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível, bem como a definição das especificações técnicas sobre as quais tal projeto foi desenvolvido, incluindo testes parciais para redução de risco em ambiente industrial ou representativo;

• Prototipagem, teste, qualificação ou certificação de um produto de defesa, componente ou tecnologia tangível ou intangível;

• Desenvolvimento de tecnologias ou ativos aumentando a eficiência em todo o ciclo de vida de produtos e tecnologias de defesa.

As propostas devem abordar pelo menos uma atividade entre projeto, prototipagem do sistema, teste, qualificação, certificação e aumento da eficiência. As propostas devem descrever uma estrutura de divisão de trabalho clara e vincular as tarefas propostas às atividades elegíveis, e incluir descrições claras dos critérios propostos para avaliar a conclusão do pacote de trabalho.

Requisitos funcionais

 Esta chamada está aberta a qualquer desenvolvimento tecnológico para a defesa. As propostas devem descrever as funcionalidades visadas e os meios previstos para medir o progresso em direção à realização dessas funcionalidades.

Se a sua empresa está a desenvolver produtos com aplicabilidade na área da defesa, concorra! A Enterprise Europe Network está disponível para oferecer apoio na preparação da candidatura.

Mais informações aqui


     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site