Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Notícias
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Notícias  

Capacitar os cidadãos para moldar uma Europa mais verde

 

No contexto do Pacto Ecológico Europeu, o Pacto para o Clima oferece a todos um espaço para partilha de informações, debate e ação sobre a crise climática, bem como para participarem num movimento europeu pelo clima, em constante crescimento.

A Comissão Europeia lançou há um ano o Pacto Ecológico Europeu, que constitui um plano para transformar a UE numa sociedade justa, saudável, sustentável e próspera, bem como para reparar a forma como interagimos com a natureza. A Comissão está a preparar as políticas e a legislação necessárias para as mudanças sistémicas; contudo, as soluções definidas no Pacto Ecológico só podem ter êxito se todos participarem e contribuírem ativamente.

No dia 9 de dezembro, a Comissão lançou  um convite à apresentação de propostas, convidando cidadãos e organizações a tornarem-se embaixadores do Pacto para o Clima. Estes darão o exemplo e implicarão as suas comunidades na ação climática: https://europa.eu/climate-pact/ambassadors/become-ambassador

O Pacto para o Clima visa contribuir para divulgar informações cientificamente sólidas sobre a ação climática e fornecer conselhos práticos para as escolhas quotidianas. Apoiará iniciativas locais e incentivará os compromissos em matéria de ação climática assumidos por indivíduos ou associações, ajudando a mobilizar apoio e participação.

Sessão de lançamento
No dia 16 de dezembro, das 9h00 às 11h00 (hora da Europa Central) terá lugar uma sessão de lançamento em linha do Pacto Europeu para o Clima, com a presença do vice-presidente executivo Frans Timmermans. O evento incluirá uma apresentação sobre os primeiros embaixadores do Pacto para o Clima da UE, um debate sobre os futuros compromissos do Pacto e palestras de convidados especiais sobre as medidas que todos podemos tomar para combater as alterações climáticas.

A Comissão convida os cidadãos, as empresas e as organizações da sociedade civil, que refletem a riqueza e a diversidade da ação climática na Europa, a organizarem eventos-satélite no âmbito do Pacto para o Clima. Estes eventos permitirão realizar debates em várias línguas, a fim de chegar às comunidades locais; centrar-se-ão em temas específicos ou destacarão o papel de determinados grupos ou setores no Pacto para o Clima.

Ligações úteis:
     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site