Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Serviços para Empresas
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Políticas e Serviços para as PME na Europa > Serviços para Empresas > Acesso a Mercados  

Acesso a Mercados

 

Acesso a Mercados

 

Logo EU SME CENTRE _ China

EU SME Centre em Beijing, China

  O Centro Europeu para as PMEs (EU SME Centre) em Beijing, China, lançou um portal online (www.eusmecentre.org.cn). Este projecto, financiado pela União Europeia, tem como objectivo prestar apoio às PMEs que já exportem ou pretendam exportar para a China.

Tendo como base uma relação muito estreita com parceiros e stakeholders em toda a União Europeia, o Centro Europeu para as PMEs disponibiliza um portal, com um conjunto associado de serviços para as PMEs que pretendam alargar ou penetrar no mercado da China, nomeadamente:

  • Resposta a questões diversas;
  • Disponibilização de relatórios de mercados, guias de negócio e estudos de caso, os quais constituem uma fonte de informação útil para profissionais, PMEs e Agências para a Promoção do Comércio que desenvolvam ou pretendam desenvolver actividades comerciais na China;
  • Possibilidade de realização de seminários e reuniões individuais com as empresas, sempre que as mesmas visitarem a China;
  • Disponibilização de oradores em eventos de negócio;
  • Disponibilização de materiais, tais como artigos sobre a indústria, visando a sua disseminação através de newsletters e revistas.

Para melhor usufruir destes serviços, aconselhamos a registarem-se no portal (http://www.eusmecentre.org.cn/multistep)

 

 Export Helpdesk   Export Helpdesk
 

O Export Helpdesk é um serviço em linha, prestado pela Comissão Europeia, para facilitar o acesso dos países em desenvolvimento aos mercados da União Europeia. Esta base de dados é também muito útil para as empresas europeias obterem a informação que necessitam, no âmbito das suas actividades ao nível da importação e da exportação.

Este serviço é gratuito e de fácil utilização para exportadores, importadores, associações comerciais e governos, e fornece informações em linha sobre:

    • Requisitos da UE e dos Estados-Membros relativos a importações, bem como impostos internos aplicáveis aos produtos;
    • Regimes de importação preferenciais da UE;
    • Dados comerciais relativos à UE e a cada Estado-Membro.

E pode ainda obter informações úteis sobre:

    • Um "Espaço comercial" que ajuda os importadores da EU a encontrar exportadores nos países em desenvolvimento;
    • Ligações às autoridades da UE e dos Estados-Membros e a organizações internacionais especializadas na prática e na promoção do comércio;
    • A possibilidade de apresentar pedidos de informação pormenorizados sobre situações vividas pelos importadores/exportadores na vida real. 
 Market Access Database  Market Access Database
A Market Access Database é um instrumento operacional importante da Estratégia de Acesso aos Mercados da União Europeia. A Estratégia de Acesso ao Mercado é um pilar fundamental para a Política Comercial Europeia e tem como objectivo reduzir os obstáculos que os exportadores Europeus de bens e serviços enfrentam. A Market Access Database  é um serviço de livre acesso, interactivo, fácil de usar e fornece:
    • Informação sobre as condições de Acesso ao Mercado nos países que não pertencem à União Europeia;
    • Uma forma sistemática da União Europeia tomar conhecimento das reclamações das empresas sobre as barreiras ao comércio nos países que não pertencem à União Europeia;
    • Um meio de assegurar que os nossos parceiros de comércio cumpram os seus compromissos internacionais.

Nesta Base de Dados, podemos encontrar informação sobre:

-  Barreiras Sectoriais e Comerciais;
-  Tarifas aplicadas;
Guia para os Exportadores importarem Formalidades;
-  Base de Dados Estatística;
-  Base de Dados sobre questões sanitárias e fitossanitárias (SPS);
-  Estudos.

EU-Japan Center for Industrial Cooperation

O EU-Japan Centre for Industrial Cooperation é uma organização sem fins lucrativos que resulta de uma joint-venture entre a União Europeia e o Governo Japonês.

A missão do Centro UE-Japão para a Cooperação Industrial é:
• promover todas as formas de cooperação industrial, comercial e de investimento entre o Japão e a União Europeia;
• reforçar as capacidades tecnológicas e da competitividade dos sistemas industriais europeus e japoneses.


Uma das suas principais actividades é a organização de programas de formação para empresários que já têm ou estão a encetar ligações empresariais com empresas japonesas, ou para aqueles que desejam aprender sobre as práticas empresariais e as técnicas de produção japonesas.

Saiba mais sobre as actividades do EU-Japan Centre for Industrial Cooperation  visitando o seu site ou
 vendo este pequeno filme

 

 

 

 

 

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site