Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Políticas
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Políticas e Serviços para as PME na Europa > Políticas > Sociedade da Informação  

Sociedade da Informação

 

Sociedade da Informação

Enterprise and Industry e-Services Portal

O portal de serviços electrónicos para as empresas e para a indústria é um site interactivo que visa fornecer aos stakeholders um ponto de acesso central e seguro para poderem aceder a todos os serviços electrónicos relacionados com a empresa e a indústria, que incluem:

  • Aplicações web específicas;
  • Registo em eventos, seminários e conferências;
  • Subscrição de publicações (ex. revistas, newsletters, etc).

O acesso ao portal é controlado por um procedimento de registo com direito a uma password. Ao utilizar esta password, os visitantes registados podem requerer o acesso a aplicações específicas, bem como gerir o seu perfil.

 

E-business Solution Guide

Trata-se de um guia online, criado pela Comissão Europeia, enquanto membro da Rede Europeia de Suporte ao e-business (eBSN). Este guia apresenta uma revisão do e-business e de soluções de TI, bem como permite às empresas e consultores encontrar e seleccionar produtos e soluções de software, bem como contactos de fornecedores de serviços. Os fornecedores podem utilizar a plataforma livremente para apresentações mais detalhadas das ofertas dos seus produtos e serviços e terão a oportunidade de se dirigirem a grupos de clientes específicos. A informação sobre os produtos e serviços é inserida pelos próprios fornecedores, bem como por especialistas independentes. A plataforma é suportada pelas associações Europeias de TI e por policy makers, além de representantes da eSBN.

 Aos fornecedores de TI e de software ou serviços de e-business, bem como aos especialistas independentes é pedido para se registarem e fornecerem informação sobre produtos e fornecedores. Este registo pode ser feito através do botão de Registo, do lado esquerdo do menu. Este registo não tem custos, nem compromissos futuros.

 Para uma utilização correcta deste manual, o seu browser deverá estar configurado da seguinte forma: Java Script activo, pop-up blocker inactivo e para o Internet Explorer: Active Scripting.

 Os utilizadores desta plataforma podem ainda seleccionar o país e a linguagem que pretendem de forma a terem acesso às soluções específicas que este oferece.

Por motivos de segurança, a plataforma termina automaticamente depois de um certo limite de tempo. Deve, portanto, ir salvando as suas entradas.

Para mais informações sobre estes procedimentos, por favor consulte o manual em “Informação Geral”.

 

O que é o domínio de topo “.eu”

Um nome de domínio serve para identificar um computador ou uma rede na Internet. São exemplos de nomes de domínios “europa.eu.”, “iapmei.pt” nos sites e a parte que se segue ao “@” nos endereços de correio electrónico.

Os domínios de topo (TLD) estão no centro do sistema internacional de nomes de domínios Internet, são o “sufixo” no final de um nome de domínio e dividem-se em duas categorias de base:

- domínios de topo (TLD) com código de país (ccTLD), associados a países, como “.pt”, “.fr” e “.es”;
- domínios de topo (TLD) genéricos (gTLD) – não associados a países, como “.com”, “.org”, “.net” e “.int”.

A União Europeia (UE), na sequência da estratégia de Lisboa, e da promessa feita no Conselho Europeu de Lisboa de 2000, de dar à Sociedade da Informação europeia uma identidade na Web, segundo regras comunitárias fiáveis, lançou o domínio de topo “.eu”. O domínio de topo “.eu”, é um TLD que não substitui os actuais TLD nacionais, indo antes complementá-los, permite aos organismos públicos, às empresas e aos cidadãos escolherem um nome pan-europeu na Internet para os seus sítios Web e endereços de correio electrónico. Para as empresas, o domínio “.eu” é um domínio que alargará o seu alcance comercial e, ao mesmo tempo, protegê-las-á, por força do direito comunitário, contra os ciber especuladores. Para os cidadãos, um endereço “.eu” contribuirá para tornar mais visível em toda a União Europeia a sua presença ou a da respectiva escola, universidade ou clube. O novo domínio de topo da Europa oferece, por conseguinte, uma oportunidade única para o marketing moderno em linha entre países, na perspectiva da Comissão Europeia.

Como obter um registo com o domínio de topo “.eu”
Qual é o procedimento a seguir para registar um nome de domínio “.eu”? Se deseja registar um nome de domínio “.eu”, deve primeiro verificar se pode ou deseja invocar um direito anterior ou não.

Quem está habilitado a registar um nome de domínio “.eu” ?
Para registar um nome de domínio “.eu”, deve pertencer a uma das categorias seguintes:
- empresas cuja sede estatutária, administração central ou lugar de estabelecimento principal é situados na Comunidade Europeia;

-
organizações estabelecidas na Comunidade Europeia, sem prejuízo do direito nacional aplicável;
- pessoas físicas residindo na Comunidade Europeia.

O registo de nomes de domínios apenas pode ser pedido através de um dos Agentes de Registo acreditados.
Pode encontrar uma Lista actualizada de todos os agentes acreditados e nomeadamente os acreditados em Portugal fazendo a pesquisa dos mesmos na Lista EURid (links relacionados).

 

Contacte os membros da Enterprise Europe Network para mais informações.

 

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site