Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Políticas
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Políticas e Serviços para as PME na Europa > Políticas > O Novo Bauhaus Europeu.  

O Novo Bauhaus Europeu.

 

O Novo Bauhaus Europeu.

 

​Iniciativa lançada pela Comissão Europeia, o novo Bauhaus europeu é um movimento criativo e interdisciplinar em desenvolvimento e no qual todos podem participar. 

O Novo Bauhaus Europeu. O que é e a quem se dirige?

O novo Bauhaus europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e a nossa alma.

O novo Bauhaus europeu é um movimento criativo e interdisciplinar em desenvolvimento e no qual todos podem participar.

É uma plataforma de experimentação e criação de conexões, que promove a colaboração entre os pensadores e os empreendedores interessados em criar os nossos futuros modos de vida em conjunto.
É uma ponte entre o mundo da ciência e da tecnologia e o mundo da arte e da cultura.
É um convite para mudar de perspetiva e encarar os desafios ecológicos e digitais como oportunidades para transformar a nossa vida para melhor.
Trata-se de uma nova abordagem que visa encontrar soluções inovadoras para problemas societais complexos através da cocriação. A iniciativa visa influenciar o nosso modo de pensar, os nossos comportamentos e os mercados em torno de novas formas de viver e de construir, nomeadamente através dos contratos públicos.

 

O novo Bauhaus europeu visa:

  • Juntar cidadãos, especialistas, empresas e instituições e promover conversas sobre como tornar mais económicos e acessíveis os espaços de vida de amanhã.
  • Mobilizar designers, arquitetos, engenheiros, cientistas, estudantes e mentes criativas de disciplinas diferentes para reinventar um modo de vida sustentável, na Europa e não só.
  • Melhorar a qualidade da nossa experiência de vida, privilegiando os valores da simplicidade, da funcionalidade e da circularidade dos materiais, sem comprometer a necessidade de conforto e de atratividade no nosso quotidiano.
  • Dar apoio financeiro a ideias e produtos inovadores através de convites específicos à apresentação de propostas e de programas coordenados no âmbito do quadro financeiro plurianual.


Novas oportunidades de financiamento no âmbito do Novo Bauhaus Europeu


Já arrancou a segunda fase da Nova Bauhaus Europeia (NBE), uma iniciativa da Comissão Europeia que visa colocar a cultura e a criatividade no centro do Pacto Ecológico Europeu, assente em três valores: sustentabilidade ambiental, estética e inclusão.

Nas palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pretende-se promover “uma mudança que melhore o nosso dia a dia, que as pessoas possam tocar e sentir, nos edifícios, nos espaços públicos, mas também no vestuário ou no mobiliário – que combine sustentabilidade e design”.

 

Após uma fase inicial, no primeiro semestre de 2021, em que foram pedidos pela Comissão Europeia contributos a designers, arquitetos, artistas e cientistas de todos os países, para o co-design desta iniciativa – que ascenderam a mais de 2.000 contribuições vindas de todo o mundo - segue-se uma fase de realização, que começará pela implementação de projetos-piloto, um pouco por toda a Europa.

Estão previstos apoios comunitários disponibilizados por fases, provenientes do novo programa-quadro Horizonte Europa, do programa LIFE para o ambiente e a ação climática e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 


A Comissão Europeia convidará ainda os Estados-Membros a integrar os valores fundamentais da NBE nas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico, nomeadamente no âmbito dos planos de recuperação e resiliência e nos programas relacionados com política de coesão territorial.

 

Toda a informação sobre a NBE está em atualização constante na página web 


     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site