Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Horizonte 2020
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Inovação e Investigação para as PME > Horizonte 2020  

Horizonte 2020

 

Horizonte 2020

Contexto:

A Estratégia Europa 2020, que definiu como objetivos o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, sublinha o papel da investigação e da inovação como fatores determinantes para o desenvolvimento da União Europeia.

Tendo em conta a representatividade central das PME na economia da Europa, as suas atividades de investigação e inovação desempenham um papel fundamental para o aumento da competitividade, contribuindo para o crescimento económico e a criação de emprego e permitindo atingir os objetivos da iniciativa União da Inovação, que faz parte da Estratégia Europa 2020.

Também a concretização do Espaço Europeu da Investigação (EEI) será alcançada estimulando as bases científicas na União Europeia e criando as condições para que conhecimentos e tecnologias circulem livremente e para que as melhores ideias cheguem mais depressa ao mercado, apoiando empresas inovadoras e outras entidades a competir nos mercados globais.

O Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (Horizonte 2020) financia projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, demonstração e inovação e tem um orçamento total de quase 80 mil milhões de euros de financiamento que será complementado pelo investimento privado e público nacional que o financiamento atribuído pela União Europeia irá atrair.

 

Duração: 

1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2020

 

Objetivo:

O objetivo geral do Horizonte 2020 é o de apoiar a criação de uma sociedade e economia baseadas no conhecimento e na inovação em toda a União Europeia e mobilizar um financiamento adicional para a investigação, desenvolvimento e inovação, contribuindo para atingir o objetivo de dedicar 3% do PIB à investigação e à inovação até 2020.  

 

Estrutura do programa:

O Horizonte 2020 tem três prioridades que visam:

a) A excelência científica (cerca de 32% do orçamento total). Tem como objetivos específicos:

Conselho Europeu de Investigação (CEI)

Tecnologias Futuras e Emergentes (FET)

Marie Skłodowska-Curie

Infraestruturas de Investigação

 

b) A liderança industrial (cerca de 22% do orçamento total). Tem como objetivos específicos:

Liderança em Tecnologias Facilitadoras e Industriais

Acesso a financiamento de risco

Inovação nas PME

 

c) Os desafios societais (cerca de 39% do orçamento total). Tem como objetivos específicos:

Saúde, alterações demográficas e bem-estar; segurança alimentar, agricultura e silvicultura sustentáveis, investigação marinha e marítima e nas águas interiores, e bioeconomia; energia segura, não poluente e eficiente; transportes inteligentes, ecológicos e integrados; ação climática, eficiência na utilização dos recursos e matérias-primas; A Europa num mundo em mudança – sociedades inclusivas, inovadoras e ponderadas; sociedades seguras – proteger a liberdade e a segurança da Europa e dos seus cidadãos

 

O Horizonte 2020 financia igualmente atividades relativas ao programa Euratom, Joint Research Centre e outros instrumentos complementares.

 

O Horizonte 2020 e as PME:

O Horizonte 2020 incentivará e apoiará a participação das PME em todos os objetivos específicos. Para além da participação das PME em todas as oportunidades oferecidas no âmbito do Horizonte 2020, foram criadas as seguintes ações específicas dirigidas às PME:

- SME Instrument 

- Fast Track to Innovation 

 

Contactos em Portugal:

Para obter apoio, pode dirigir-se ao Ponto de Contacto Nacional (PCN) cuja função é aconselhar os potenciais candidatos a financiamento. Os PCN existem em todos os Estados-Membros e nos países associados ao programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia. Em Portugal, pode contactar o Gabinete de Promoção do Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (GPPQ) para esse efeito.

Contacte os membros da Enterprise Europe Network – Portugal para mais informações.

 

Documentos de referência:

Regulamento que cria o Horizonte 2020

Regulamento que estabelece as regras de participação e difusão

Decisão que estabelece o programa específico de execução

 

Saiba mais em:

Sítio de internet do Horizonte 2020

Portal do Participante - Como participar

Portal do Participante - Convites à apresentação de candidaturas

Participação portuguesa

 

Vídeo:

The EU's biggest research and innovation programme

 

Redes Sociais:

Twitter

 

Para visualizar mais conteúdos acerca do 7º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento necessita de ser um utilizador registado.


O registo é gratuito. Efectue o seu
login ou Registe-se AQUI!

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIP – Associação Industrial Portuguesa
ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Enterprise Europe Network UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site