A transferência de tecnologia pode ser entendida como o processo de transferência de propriedade intelectual (patentes, copyrights, know-how, etc) desde o laboratório até ao mercado. Este é um processo que abrange todo o ciclo de vida de um produto, desde a ideia inicial até ao marketing e venda do produto.
A transferência de tecnologia pode ser classificada como vertical ou horizontal dependendo do âmbito da mesma:
- A transferência de tecnologia vertical pode ser definida como o processo de transferir actividades de I&D para um ambiente comercial. Este é um processo que envolve frequentemente a gestão de direitos de propriedade intelectual e pode também necessitar da obtenção de fundos e know-how para traduzir a pesquisa que é feita em produtos acabados.
- A transferência de tecnologia horizontal é o processo de obter uma dada tecnologia que existe num dado mercado e transferi-la para outro mercado, normalmente menos desenvolvido. Isto pode ser exemplificado pela transferência de produtos com algum tipo de propriedade intelectual para mercados de exportação. Normalmente a entidade que faz a transferência tem alguma experiência de utilização e venda da tecnologia no seu ambiente de mercado sendo que a translação para um mercado diferente pode necessitar de algum desenvolvimento ou actualização do produto/processo.
A Enterprise Europe Network e a transferência de Tecnologia
A rede Enterprise Europe Network providencia um serviço personalizado em que um elemento da rede pode visitar as empresas/instituições de forma a avaliar as necessidades tecnológicas das mesmas. Procede-se à recolha de informação sobre a sua caracterização sócio-económica, os seus processos, negócios, o posicionamento no mercado, estratégia e faz-se um levantamento das necessidades ou ofertas tecnológicas.
A Enterprise Europe Network pode ajudar as empresas portuguesas a:
- encontrar uma tecnologia específica para resolver um dado problema;
- promover tecnologias próprias a potenciais parceiros internacionais
através da criação e divulgação de perfis tecnológicos a todos os parceiros da rede, utilizando uma infra-estrutura com uma enorme quantidade de recursos humanos e tecnológicos, e assegurando que as questões de confidencialidade são atendidas. Os perfis tecnológicos podem também ser usados para pesquisar parceiros adequados em missões tecnológicas ou eventos de brokerage.
A utilização de um especialista da Enterprise Europe Network pode auxiliar as empresas a:
- Definir um acordo de confidencialidade;
- Organizar um encontro inicial com o potencial parceiro de negócio;
- Apoiar as empresas na definição da melhor estratégia de propriedade intelectual a aplicar às suas tecnologias;
- Promover um ambiente favorável à inovação através da implementação de boas práticas em matéria da inovação;
- Identificar fundos de financiamento, nacionais e europeus, para a inovação.
» Contacte os membros da Enterprise Europe Network para mais informações.