Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Inovação e Investigação para as PME
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Inovação e Investigação para as PME > Transferência de Tecnologia  

Transferência de Tecnologia

 

Transferência de Tecnologia

A transferência de tecnologia pode ser entendida como o processo de transferência de propriedade intelectual (patentes, copyrights, know-how, etc) desde o laboratório até ao mercado. Este é um processo que abrange todo o ciclo de vida de um produto, desde a ideia inicial até ao marketing e venda do produto.

A transferência de tecnologia pode ser classificada como vertical ou horizontal dependendo do âmbito da mesma:


- A transferência de tecnologia vertical pode ser definida como o processo de transferir actividades de I&D para um ambiente comercial. Este é um processo que envolve frequentemente a gestão de direitos de propriedade intelectual e pode também necessitar da obtenção de fundos e know-how para traduzir a pesquisa que é feita em produtos acabados.
- A transferência de tecnologia horizontal é o processo de obter uma dada tecnologia que existe num dado mercado e transferi-la para outro mercado, normalmente menos desenvolvido. Isto pode ser exemplificado pela transferência de produtos com algum tipo de propriedade intelectual para mercados de exportação. Normalmente a entidade que faz a transferência tem alguma experiência de utilização e venda da tecnologia no seu ambiente de mercado sendo que a translação para um mercado diferente pode necessitar de algum desenvolvimento ou actualização do produto/processo. 


A Enterprise Europe Network e a transferência de Tecnologia

A rede Enterprise Europe Network  providencia um serviço personalizado em que um elemento da rede pode visitar as empresas/instituições de forma a avaliar as necessidades tecnológicas das mesmas.  Procede-se à recolha de informação sobre a sua caracterização sócio-económica, os seus processos, negócios, o posicionamento no mercado, estratégia e faz-se um levantamento das necessidades ou ofertas tecnológicas.

A Enterprise Europe Network  pode ajudar as empresas portuguesas a:

- encontrar uma tecnologia específica para resolver um dado problema;
- promover tecnologias próprias a potenciais parceiros internacionais 

através da criação e divulgação de perfis tecnológicos a todos os parceiros da rede, utilizando uma infra-estrutura com uma enorme quantidade de recursos humanos e tecnológicos, e assegurando que as questões de confidencialidade são atendidas.  Os perfis tecnológicos podem também ser usados para pesquisar parceiros adequados em missões tecnológicas ou eventos de brokerage.

A utilização de um especialista da Enterprise Europe Network pode auxiliar as empresas a:

- Definir um acordo de confidencialidade;
- Organizar um encontro inicial com o potencial parceiro de negócio;
- Apoiar as empresas na definição da melhor estratégia de propriedade intelectual a aplicar às suas tecnologias;
- Promover um ambiente favorável à inovação através da implementação de boas práticas em matéria da inovação;
- Identificar fundos de financiamento, nacionais e europeus, para a inovação.


»
Contacte os membros da Enterprise Europe Network para mais informações.

 
     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site