Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Inovação e Investigação para as PME
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Inovação e Investigação para as PME > EUREKA - Eurostars  

EUREKA - Eurostars

 

EUREKA - Eurostars

 

A Iniciativa EUREKA apoia 3 tipos de projectos:

1. Projectos EUREKA  ___   www.eurekanetwork.org
Projectos
de que envolvem participantes de pelo menos dois Estados–Membros, com o objectivo de desenvolver um produto, processo ou serviço inovador (com sucesso no mercado internacional). Alguns destes projectos estão agrupados em redes temáticas denominadas por ‘Umbrellas’.

 

2. Projectos EUREKA – EUROSTARS  www.eurostars-eureka.eu
Com
estrutura semelhante aos projectos EUREKA, distinguem-se pelo facto de serem liderados, obrigatoriamente, por uma PME com reconhecida actividade de I&D. O Programa EUROSTARS, adoptado pela União Europeia em 2008, resulta da colaboração, contratual, entre a Iniciativa EUREKA e a Comissão Europeia (CE) e propõe uma nova forma de apoio às PME’s, com actividades de I&D, sincronizando programas de apoio à I&D nacionais. Conta, actualmente, com a adesão de 32 dos 40 Estados membros da Iniciativa

3.   Projectos CLUSTER
Projectos estratégicos, de longo prazo, para o desenvolvimento de novas tecnologias, envolvendo um grande número de participantes, entre eles das maiores empresas europeias.
Para mais informações obre o Programa Eureka e para ter acesso às publicações, nomeadamente à versão online da EUREKA NEWS, consulte http://www.eurekanetwork.org/publications 
Veja também a publicação 25 Anos na Inicitiva Eureka

Pela sua importância para as PME destacamos os  Projectos EUREKA – EUROSTARS 

Objectivos e acções

O Programa Eureka-Eurostars cria um mecanismo europeu para apoiar as PMEs com actividades de I&D, no desenvolvimento de novas actividades económicas baseadas em resultados da I&D, a lançar no mercado como novos produtos, processos e serviços tecnologicamente avançados e inovadores.
Contribui para a competitividade europeia através do apoio à inovação, criação de emprego e melhoria económica.

Os projectos de I&D no âmbito do programa EUREKA-EUROSTARS devem ter fins exclusivamente civis.

Os projectos podem compreender as seguintes actividades de I&D:

a) Actividades de «investigação industrial» visando o desenvolvimento de novas tecnologias e a obtenção de novas competências;

b) Actividades de «desenvolvimento experimental», através do desenvolvimento de protótipos e pré-séries e de acções piloto, proporcionando a validação, em ambiente empresarial, de tecnologias demonstradas em ambiente laboratorial e acções de promoção conducentes à valorização económica dos resultados.

 

A 8ª CHAMADA PARA PROJECTOS EUREKA - EUROSTARS está aberta

Candidaturas até 01 de Março de 2012 (Até às 19:00 Horas GMT)

http://www.eurostars-eureka.eu/


Âmbito
:

O Programa EUROSTARS resulta do esforço de colaboração entre a Iniciativa EUREKA e a Comissão Europeia (CE) e pretende combinar as características de mínima burocracia, “bottom-up” e proximidade do mercado, do EUREKA, com o modelo de programa centralizado de financiamento dos Programas Quadro da UE. Assim, o EUROSTARS apresenta-se como uma nova forma de apoio às PME’s com actividades de I&D e representa um forte empenho da Rede EUREKA na harmonização e sincronização de programas de apoio à I&D nacionais.
O Programa EUROSTARS conta actualmente com a adesão de 31 dos 38 países membros da Rede EUREKA e tem como objectivo apoiar projectos de I&D Internacionais liderados por PME’s que desenvolvem actividades de I&D, com forte potencial de crescimento complementando outros Programas Europeus, Nacionais e Regionais de apoio às PME’s.
Centrando-se em PME´s executoras de I&D com elevado potencial de crescimento que serão lideres dos projectos a apoiar. As PME´s lideres deverão ter um papel importante nas actividades de I&D dos projectos e na exploração dos resultados dos mesmos.
A principal característica do EUREKA, projectos “bottom-up” e dirigidos ao mercado, mantém-se sendo os projectos apresentados pelas empresas em qualquer área de actividade. Novas vantagens: velocidade (o objectivo é uma avaliação em 3 meses); uma avaliação central e internacional, maior probabilidade de todos os participantes receber apoio e um processo de candidatura menos pesado.

Links relacionados:http://www.eurostars-eureka.eu/

Ficheiros Relacionados: Regulamento - PT 

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site