A Iniciativa EUREKA apoia 3 tipos de projectos:
1. Projectos EUREKA ___ www.eurekanetwork.org
Projectos de que envolvem participantes de pelo menos dois Estados–Membros, com o objectivo de desenvolver um produto, processo ou serviço inovador (com sucesso no mercado internacional). Alguns destes projectos estão agrupados em redes temáticas denominadas por ‘Umbrellas’.
2. Projectos EUREKA – EUROSTARS www.eurostars-eureka.eu
Com estrutura semelhante aos projectos EUREKA, distinguem-se pelo facto de serem liderados, obrigatoriamente, por uma PME com reconhecida actividade de I&D. O Programa EUROSTARS, adoptado pela União Europeia em 2008, resulta da colaboração, contratual, entre a Iniciativa EUREKA e a Comissão Europeia (CE) e propõe uma nova forma de apoio às PME’s, com actividades de I&D, sincronizando programas de apoio à I&D nacionais. Conta, actualmente, com a adesão de 32 dos 40 Estados membros da Iniciativa
3. Projectos CLUSTER
Projectos estratégicos, de longo prazo, para o desenvolvimento de novas tecnologias, envolvendo um grande número de participantes, entre eles das maiores empresas europeias.
Para mais informações obre o Programa Eureka e para ter acesso às publicações, nomeadamente à versão online da EUREKA NEWS, consulte http://www.eurekanetwork.org/publications
Veja também a publicação 25 Anos na Inicitiva Eureka
Pela sua importância para as PME destacamos os Projectos EUREKA – EUROSTARS
Objectivos e acções
O Programa Eureka-Eurostars cria um mecanismo europeu para apoiar as PMEs com actividades de I&D, no desenvolvimento de novas actividades económicas baseadas em resultados da I&D, a lançar no mercado como novos produtos, processos e serviços tecnologicamente avançados e inovadores.
Contribui para a competitividade europeia através do apoio à inovação, criação de emprego e melhoria económica.
Os projectos de I&D no âmbito do programa EUREKA-EUROSTARS devem ter fins exclusivamente civis.
Os projectos podem compreender as seguintes actividades de I&D:
a) Actividades de «investigação industrial» visando o desenvolvimento de novas tecnologias e a obtenção de novas competências;
b) Actividades de «desenvolvimento experimental», através do desenvolvimento de protótipos e pré-séries e de acções piloto, proporcionando a validação, em ambiente empresarial, de tecnologias demonstradas em ambiente laboratorial e acções de promoção conducentes à valorização económica dos resultados.
Âmbito:
O Programa EUROSTARS resulta do esforço de colaboração entre a Iniciativa EUREKA e a Comissão Europeia (CE) e pretende combinar as características de mínima burocracia, “bottom-up” e proximidade do mercado, do EUREKA, com o modelo de programa centralizado de financiamento dos Programas Quadro da UE. Assim, o EUROSTARS apresenta-se como uma nova forma de apoio às PME’s com actividades de I&D e representa um forte empenho da Rede EUREKA na harmonização e sincronização de programas de apoio à I&D nacionais.
O Programa EUROSTARS conta actualmente com a adesão de 31 dos 38 países membros da Rede EUREKA e tem como objectivo apoiar projectos de I&D Internacionais liderados por PME’s que desenvolvem actividades de I&D, com forte potencial de crescimento complementando outros Programas Europeus, Nacionais e Regionais de apoio às PME’s.
Centrando-se em PME´s executoras de I&D com elevado potencial de crescimento que serão lideres dos projectos a apoiar. As PME´s lideres deverão ter um papel importante nas actividades de I&D dos projectos e na exploração dos resultados dos mesmos.
A principal característica do EUREKA, projectos “bottom-up” e dirigidos ao mercado, mantém-se sendo os projectos apresentados pelas empresas em qualquer área de actividade. Novas vantagens: velocidade (o objectivo é uma avaliação em 3 meses); uma avaliação central e internacional, maior probabilidade de todos os participantes receber apoio e um processo de candidatura menos pesado.
Links relacionados:http://www.eurostars-eureka.eu/
Ficheiros Relacionados: Regulamento - PT