Em termos gerais, as Missões Empresariais têm como objectivo levar grupos de empresas (+/- 10) de um determinado sector / fileira / cluster a um determinado mercado / evento, para conhecer / contactar empresas de referência, centros tecnológicos e/ou outras entidades relevantes e/ou participar em encontros bilaterais.
Estas as missões empresariais podem ter um carácter mais comercial ou mais tecnológico.
Comerciais: missões direccionadas a feiras, encontros de negócios e a outros eventos onde os participantes têm a oportunidade de estabelecer contactos comerciais com potenciais compradores e/ou fornecedores;
Tecnológicas: estas missões têm normalmente, como objectivo levar as empresas a participar em:
- Reuniões bilaterais entre potenciais parceiros de negócio;
- Eventos europeus de transferência de tecnologia;
- Eventos de apresentação de projectos a investidores de capital de risco missões, que permitem também a criação de uma envolvente favorável à actuação das empresas portuguesas no mercado global através da promoção da imagem do país no exterior, associando-a à qualidade e inovação, ao mesmo tempo que possibilita um maior conhecimento dos mercados englobados pela rede.
Principais vantagens / benefícios
- Iniciar e/ou intensificar o relacionamento comercial e/ou tecnológico com os mercados de actuação;
- Conhecer práticas de trabalho e tecnologias adoptadas em empresas e/ou mercados de referência;
- Possibilitar aos participantes o contacto com novos mercados, produtos, tecnologias e práticas de gestão;
- Consolidar a presença das empresas portuguesas no mercado global.
Os participantes têm a oportunidade de ver demonstrações de novas tecnologias, visitar/receber líderes (empresas ou instituições de I&DT) e obter informação sobre o mercado em causa. Estas missões permitem também a criação de uma envolvente favorável à actuação das empresas portuguesas no mercado global através da promoção da imagem do país no exterior, associando-a à qualidade e inovação, ao mesmo tempo que possibilita um maior conhecimento dos mercados englobados pela rede.