Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Responsabilidade Social das Organizações
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Responsabilidade Social das Organizações > Projectos  

Projectos

 

Projectos

 

Nesta página poderá encontrar alguns projectos desenvolvidos na área da Responsabilidade Social, essencialmente projectos do programa EQUAL, em que o IAPMEI esteve envolvido, tais como:

RSO PT - Rede Portuguesa de RSO

A REDE RSOPT assume como missão prioritária, trabalhar as diferentes dimensões da responsabilidade social criando e tratando indicadores, realizando e divulgando estudos, promovendo formação e campanhas de informação e sensibilização. Promover a convergência e disseminação de conhecimentos e práticas de RSO é o seu grande desafio, sendo que para o efeito prevê a disponibilização de ferramentas de diagnóstico, de planeamento, de implementação, de avaliação e de monitorização da Responsabilidade Social.

Em suma, a REDE RSOPT pretende contribuir de forma significativa e real para a implementação de políticas e práticas sustentadas na gestão das organizações, independentemente do ramo de actividade, dimensão ou localização.

 GLOCAL

Tendo por princípio de que o processo da globalização é uma oportunidade para o "empowerment" local em especial dos territórios mais deprimidos, esta iniciativa EQUAL tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do seu território através do fomento do empreendedorismo inovador e socialmente responsável, reforçando a aplicação do conceito de "glocalidade" ao território, como forma de promoção da inovação e competitividade local.

Diálogo Social e Igualdade nas Empresas

O Projecto Diálogo Social e Igualdade nas Empresas, integrado na Iniciativa Comunitária EQUAL, tem como principal linha de acção o desenvolvimento de produtos para Empresas nos domínios da Igualdade de Género, da Conciliação entre Vida Profissional, Pessoal e Familiar e da Protecção da Maternidade e da Paternidade, potenciando uma mudança de atitudes e de práticas em matéria de igualdade entre mulheres e homens. O Projecto tem um carácter inovador essencialmente pela sua metodologia participativa, actuando directamente com as empresas, incentivando a partilha de experiências inter e intra-empresas e o diálogo social. Este Projecto trabalha com e para as empresas.

Oficina da Igualdade - Da escola à empresa Trabalhar a Igualdade

A Oficina da Igualdade é um projecto que promove a gestão da diversidade e a responsabilidade social nas empresas.

O projecto da Oficina da Igualdade pretende intervir em função de dois grandes eixos:

  • Por um lado, procura estabelecer um sistema de articulação permanente entre a escola e a indústria, incentivando a inserção profissional dos alunos/as na vida activa e promovendo a igualdade do género no mercado de trabalho;
  • Por outro lado, pretende-se fomentar nas empresas a introdução nos seus processos de gestão de critérios que promovam a igualdade de género.

RHXXI - Recursos Humanos para o Séc. XXI

O projecto visa, grosso modo, desenvolver metodologias de auto-diagnóstico susceptíveis de determinar o posicionamento actual das PME, por um lado, e dos seus colaboradores e colaboradoras, por outro, na economia digital, bem como determinar acções e percursos formativos/ profissionais que viabilizem  quer a manutenção da competitividade das empresas, quer o desenvolvimento e manutenção da empregabilidade e do capital humano, seja pela adaptabilidade às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), seja de um ponto de vista mais vasto, que abranja os perfis adequados à denominada sociedade da informação e do conhecimento. Paralelamente, pretende igualmente estimular e aprofundar as dinâmicas ao nível do e-learning e formação à distância, cuja oferta e procura apresentam ainda consideráveis lacunas.

RESPONSeABILITY - Investing on diversity

A Parceria de Desenvolvimento Respons&ability acredita num mundo justo e sustentável trabalhando com entidades de alto nível de Educação, Organizações e Comunidades para promover práticas de negócios responsáveis, inovação e colaboração.  A sua intervenção centra-se no desenvolvimento sustentável através da responsabilidade colectiva, onde os negócios mantêm e melhoram a sua vantagem competitiva, desempenhando a sua parte e assegurando a todos os envolvidos gozem de qualidade de vida, num espaço saudável e numa comunidade próspera, no presente e no futuro. O projecto RESPONS&ABILITY estabeleceu uma PD que assume como missão desenvolver, testar e comunicar metodologias e práticas inovadoras na Gestão de Recursos Humanos, no âmbito da responsabilidade social das empresas que promovam a empregabilidade de pessoas com deficiência.

Ser PME Responsável

O projecto SER PME Responsável visa promover a adopção e valorização de práticas de responsabilidade social nas PME. Neste sentido, propõe-se desenvolver e testar, junto de um conjunto de PME, uma metodologia de intervenção, que envolvendo um conjunto de pessoas e organizações, conduzirá a uma mudança estruturada ao nível das práticas de gestão, consolidando uma cultura de responsabilidade social dentro das PME.

 

Contacte os membros da Enterprise Europe Network para mais informações.

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site