Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Responsabilidade Social das Organizações
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Responsabilidade Social das Organizações > Produtos  

Produtos

 

Produtos

​Nesta página, encontram-se instrumentos que podem ajudar as empresas a implementar uma política de Responsabilidade Social nas suas actividades. A maioria destes produtos são advindos de Projectos EQUAL:

1. Guia de Auto-Avaliação
O Guia de Auto-Avaliação da Igualdade de Género nas Empresas é um produto do Projecto "Diálogo Social e Igualdade nas Empresas", financiado pela Iniciativa Comunitária EQUAL. Constitui uma ferramenta que permite às empresas realizar um diagnóstico às suas políticas e práticas, quantificando e qualificando o seu desempenho nos seguintes domínios:
a) Igualdade e não discriminação entre mulheres e homens em contexto laboral;
b) Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
c) Protecção da maternidade e paternidade.

2. Solucionário
O Solucionário constitui uma ferramenta de trabalho para qualquer empresa interessada em integrar nas suas políticas e práticas medidas no domínio da igualdade de género e da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. Nele se apresenta a metodologia desenvolvida pelo Projecto com um grupo de nove empresas, de várias dimensões e de diversos sectores de actividade, demonstrando as suas boas práticas, dificuldades encontradas e formas de as ultrapassar. O Solucionário é, igualmente, um importante instrumento de trabalho para outras entidades, públicas ou privadas, que se proponham apoiar empresas no desenvolvimento/reforço de medidas e práticas neste domínio.

3. Publicação: Princípios para uma implementação bem sucedida de medidas de igualdade (integração da perspectiva de género e gestão da diversidade) nas empresas/organizações
O produto consiste numa abordagem metodológica e conceptual sobre a implementação de medidas de igualdade de género nas empresas e organizações, com ênfase nos princípios considerados necessários para o êxito do processo.

4. Brochura: Agindo para a Igualdade – Padrões de qualidade para a formação em igualdade de género e diversidade na UE
Este produto é uma brochura que define um conjunto de padrões de qualidade relativos à formação em igualdade de género e diversidade. Trata-se essencialmente de uma lista de padrões, que incluem critérios de qualidade e exemplos ilustrativos, na qual os utilizadores e as utilizadoras encontram sugestões para a reflexão, avaliação e medida da qualidade da formação em igualdade de género e diversidade.

5. Site : “International Knowledge Management System on Gender Diversity” (Sistema internacional de gestão do conhecimento em mainstreaming de género e gestão da diversidade)
Trata-se de um produto comum, desenvolvido pela parceria alemã “BerlinDiverCity” e pela parceria do projecto “Pro(e)quality” que configura uma plataforma de aprendizagem e comunicação baseada na web, semelhante aos “Sistemas Wiki”, para inserção e edição colectiva de documentos dos domínios temáticos do “Pro(e)quality” e de outros conteúdos de espectro mais abrangente que reflictam o estado da arte ou a evolução em torno das temáticas da diversidade e diversidade de género.

6. Guia de Comunicação para a Integração de Pessoas com Deficiência
Este guia pretende ser uma ferramenta prática através da qual as pequenas e médias empresas (PME) poderão auto-avaliar a sua política de gestão da diversidade e aferir a necessidade de efectuar ajustes razoáveis à sua forma de comunicar, de modo a assegurarem que esta é acessível a todos, sem excepção.

7. Sistema de Desenvolvimento de Competências - SDC
Trata-se de uma ferramenta integrada de diagnóstico de competências e de formação presencial e à distância, realizada através de uma plataforma de e-learning.

 

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site