Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Responsabilidade Social das Organizações
Enterprise Europe Network
My Enterprise Europe Network
Destaques
Notícias
Eventos
Informação Temática
Bases de Dados
Contactos
Newsletters
English
Enterprise Europe Network > Informação Temática > Responsabilidade Social das Organizações > Boas Práticas  

Boas Práticas

 

Boas Práticas

 

 

O que são Boas Práticas?

Resultam de uma ideia, preferencialmente inovadora, que se apresentam como solução para um determinado problema, num determinado contexto. Estas deverão ser participadas, adequadas, úteis para trabalhadores(as) e para a empresa, acessíveis, transferíveis, apropriáveis e sustentáveis ao longo do tempo. (Fonte: Glossário, Projecto Diálogo Social e Igualdade nas Empresas)

Aqui pode encontrar alguns exemplos de Boas Práticas, resultantes do projecto "Diálogo Social e Igualdade nas Empresas":

Dessegregação do mercado de trabalho

Exemplos de empresas que contribuem para a dessegregação do mercado de trabalho através do recrutamento preferencial de homens e mulheres para as áreas onde se encontravam sub-representados/as:

Formas de organização do trabalho

Exemplos de empresas que promovem uma organização do trabalho adequada às necessidades pessoais e familiares de trabalhadores/as, designadamente através de:

  1. Maior autonomia por parte de trabalhadores e trabalhadoras para organizar o trabalho, no tempo e no espaço, em função dos objectivos profissionais e das necessidades familiares e pessoais;
  2. Adequação dos horários de trabalho em função dos objectivos profissionais e das necessidades familiares e pessoais;
  3. Horário de trabalho comprimido, para algumas áreas da empresa, de forma a permitir manhãs ou tardes livres.

 Serviços e equipamentos de apoio às crianças

Exemplos de empresas que equacionaram a criação de serviços e equipamentos de apoio às crianças de trabalhadores/as, designadamente:

  1. O estabelecimento de protocolos com equipamentos de acolhimento de crianças, apoiando financeiramente os custos da sua utilização;
  2. A criação de creche e infantário da empresa com horário alargado em função do período de funcionamento da mesma;
  3. A organização de programas de férias para crianças, programas pós-escola, serviço de transporte, actividades desportivas, entre outras:

Serviços de bem-estar e gestão do stress

Exemplos de empresas que implementam soluções que facilitem a conciliação das necessidades quotidianas dos/as trabalhadores/as com a actividade profissional, bem como soluções que visem combater o stress e promover o seu bem-estar físico e emocional:

 

OUTROS

"Boas Práticas FSE"

A presente publicação,  de 2007, co-financiada pelo Fundo Social Europeu, apresenta os 17 projectos de sucesso que estiveram presentes na 2ª Mostra de Projectos de Sucesso, e que foram desenvolvidos por diversas entidades promotoras, com o apoio do Fundo Social Europeu.  A publicação “Boas Práticas FSE” contou com a participação de todos os Programas Operacionais, com vertente FSE, do Quadro Comunitário de Apoio III.

 

Contacte os membros da Enterprise Europe Network para mais informações.


 

     
IAPMEI - Parcerias para o Crescimento ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira AEP - Câmara de Comércio e Indústria AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro AIMINHO – Associação Empresarial AIP – Associação Industrial Portuguesa ANI – Agência Nacional de Inovação CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. UE - Comissão Europeia

EEN – PORTUGAL, 2015 – Todos os direitos reservados

Quem Somos | Fontes de Informação Europeia | Mapa do Site