Lançada no âmbito do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da UE, é sucessora das anteriores redes comunitárias de Euro Info Centres e de Innovation Relay Centres e oferece, numa lógica de integração de competências, um serviço de balcão único, reunindo as diversas soluções disponíveis em termos de instrumentos e programas comunitários de apoio às PME.
A Rede em Portugal
Em Portugal, a Rede é assegurada desde 15 de janeiro de 2015 pelo novo consórcio EEN-PORTUGAL, formado por doze entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que será responsável durante os próximos sete anos pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no nosso País.
O novo consórcio EEN-PORTUGAL integra os seguintes parceiros:
- o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., que assume a liderança do consórcio;
- a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira;
- a AEP – Associação Empresarial de Portugal;
- a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro;
- a AIP – Associação Industrial Portuguesa;
- a ANI – Agência Nacional de Inovação;
- a CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada;
- o CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro;
- o INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto;
- e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P. .
Serviços disponibilizados
Através da Rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele:
Informação e aconselhamento
Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.
Ajuda na internacionalização dos negócios
Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.
Apoio à inovação e parcerias tecnológicas
Ajuda às PME no acesso a programas comunitários de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.
Incentivo à cooperação na Europa
Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.
A rede na Europa
Para consultar os contactos referentes às entidades que constituem a Rede Europeia, consulte o mapa e os contactos disponibilizados no sitio europeu da rede.